Pensar os processos formativos e as desigualdades sociais é tarefa acadêmica do nosso Programa e princípio de trabalho exercido na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É neste contexto de trabalho que o Concurso de melhor Dissertação defendida no Programa para o decênio de 2011/2021 foi criado, com o intuito de celebrar os dez anos da primeira defesa de Dissertação do PPGEDU e, concluído com a publicação da dissertação ganhadora, ainda em 2023. Esse Programa adotou então como uma prática política, mas também como uma aposta ética e estética, manter a sistematicidade de um dispositivo que opera sensivelmente no sentido de fazer ver e falar aquilo que estamos produzindo entre professores e estudantes, entre universidade e escolas, movimentos sociais e culturais, etc: o concurso Jacqueline Morais. Ainda em 2023 foi organizado o segundo Concurso, para dissertações produzidas e defendidas entre 1 de janeiro de 2021 e 30 de junho de 2023.
Por outro lado, é importante dizer que esse movimento se agencia em força política e criativa a outro potente dispositivo que esse Programa produz desde sua implantação em 2009: o Seminário discente e de egressos.
A professora Jacqueline Morais foi uma pesquisadora fundadora do nosso Programa e se tornou também Coordenadora Adjunta durante três anos. É, em homenagem a uma ideia dela que decidimos materializar esse antigo sonho de Jacqueline: a sua vida, cujos efeitos continuam reverberando em nós, professoras e estudantes da FFP/UERJ, Jacqueline Presente!
I Prêmio Jacqueline Morais de Dissertação (2011-2021)
Dissertação: Entre cartas e conversações: uma experiência literária nos encontros com crianças com cegueira
Autora: Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva
Orientadora: Anelice Ribetto
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9893
https://intertextoeditora.com.br/produto/ebook-entre-cartas-e-conversacoes-uma-experiencia-literaria-nos-encontros-com-criancas-com-cegueira/
II Prêmio Jacqueline Morais de Dissertação (2021-2023)
Dissertação: Pela perfectibilidade da raça: a infância no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia (1929)
Autora: Victoria Guilherme Guedes de Moura
Orientadora: Sônia Câmara
Financiamento: Capes