PPGEDU - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Menu

Histórico

               

O PPGEdu/FFP teve início em 2009 com a implantação do Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais. A FFP, nossa unidade acadêmica, foi criada em 1973, e há cinquenta anos, se dedica à formação de professores. Após a consolidação do curso de mestrado, o Programa submeteu APCN (Aplicativo para Propostas de Cursos Novos), em outubro de 2017, com solicitação de criação de curso de doutorado. A proposta recebeu um primeiro parecer favorável da Capes, em agosto de 2018, e em setembro do mesmo ano, recebemos visita in loco da Comissão de Avaliação da Capes. Em dezembro de 2018, a Capes divulgou a aprovação do mérito da proposta de criação do curso de doutorado de nosso Programa que foi implantado, em agosto de 2019, após seleção pública dos primeiros dezesseis candidatos. Em 2023, os doutorandos do nosso Programa, iniciaram as suas defesas de tese. Em 2024, ingressaram os estudantes que compuseram a quinta turma do curso de doutorado. Desde sua implantação, o Programa estrutura-se em uma área de concentração –  Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais – e duas linhas de pesquisa: 1) Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas, e 2) Políticas, Direitos e Desigualdades. 

Vale ressaltar que o PPGEdu/FFP tem a pesquisa como princípio pelo qual se organizam as demais atividades fins do Programa. Em profunda articulação com o ensino, com as atividades de extensão e com os grupos de pesquisa coordenados pelos docentes, contando com a participação dos doutorandos, mestrandos, egressos do Programa e graduandos do Curso de Pedagogia e de outras licenciaturas da FFP/UERJ, temos clara intenção em instituir ações direcionadas a mobilizar movimentos de impacto social, de nacionalização e de internacionalização. Nesse último aspecto, destacamos que o nosso Programa faz parte de uma instituição que tem uma forte política de internacionalização, e com a qual colaboramos de modo substantivo, através de parcerias e convênios diversos firmados com outras universidades e centros de pesquisa da América Latina, da África e da Europa. Em 2024, tivemos aprovadas três bolsas da Capes para que doutorandos realizem períodos de doutorado-sanduíche no exterior em países da Europa e da América Latina. 

O impacto social do Programa na educação pública é patente no perfil dos mestrandos, doutorandos e egressos, haja vista os lugares de sua atuação profissional: em sua maioria, docentes que trabalham na educação básica pública, diretores de unidades escolares, coordenadores pedagógicos, secretários de educação, coordenadores ou chefes de equipes administrativas que atuam em fundações e em secretarias de educação, em universidades e em institutos públicos federais e estaduais de ensino, no poder legislativo, em pré-vestibulares populares, em projetos dos movimentos sociais, dentre outros.