PPGEDU - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Menu

Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq com participação de nossos/as professores/as

 

Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Nilda Alves

O grupo pesquisa, no presente, através de ‘cineconversas’ – conversas com filmes -, as possibilidades de criação de 'conhecimentossignificações' nos currículos escolares e nos cursos de formação de docentes curriculares, para além da estrutura em disciplinas existente há mais de dois séculos, herdada da reforma Cabanis, na França, no período napoleônico. Pertence, também, a uma rede de grupos de pesquisa em torno das imagens e dos sons com de grupos internos a Programas de Pós-graduação em Educação/ UERJ e de outras universidades brasileiras (UFES; UNICAMP; UFBa; UFRRJ; UFF; UNESP; UNISO; UFSC) e do exterior (França; Argentina; Uruguai) (ver www.lab-eduimagem.pro.br ) contribuindo para pensar a importância das imagens e sons em processos curriculares e nas diversas redes educativas formadas na contemporaneidade, desenvolvendo seminários nacionais e produção conjunta.

Sala: Reuniões online com encontros presenciais uma vez por mês no Auditório do ProPEd/UERJ. Redes Sociais:

Diálogos Escolas-Universidade: Processos Formativos, Currículos E Cotidianos

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Alexandra Garcia Ferreira Lima

O grupo encontra-se estruturado desde 2011 através de projetos de pesquisa, iniciação docência e articulação e extensão que originam: dissertação de mestrado, pesquisas de doutorado e produções bibliografias em torno de: estudos dos currículos, politicas e processos formativos, culturas e cotidiano dos diversos espaçotempo educativos, em especial as escolas. Conta com a interlocução entre pesquisadores e instituições de ensino superior e educação básica, constituindo-se em espaço de diálogos escolas-universidades. Tem seu trabalho articulado em torno das pesquisas com cotidianos e narrativas nas pesquisas e na formação docente.

Sala: Sala 333 (FFP/UERJ) e Sala da Linha de Cotidianos no PROPEd-UERJ Redes Sociais:

FADE IN - Grupo de Estudos das Formas Audiovisuais, Diversidade, Educação e Inclusão

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Alexandre Guerreiro

O grupo tem por objetivo refletir sobre cinema, audiovisual, multiletramentos, atravessados pelos conceitos de interseccionalidade, diversidade e inclusão. A partir disso, nossas reflexões giram em torno das práticas pedagógicas e formação docente. O projeto pretende (a) mapear a relação de professoras e professores da Educação Básica com este universo conceitual, e (b) refletir sobre os impactos de uma perspectiva inclusiva que abarque os multiletramentos e a interseccionalidade como elementos centrais.

Sala: Reuniões online Redes Sociais:

Fora da Sala de Aula: Formações, Representações e Práticas Educativas Não Escolares Fluminenses

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Arthur Vianna Ferreira

O presente grupo de pesquisa tem como objetivo geral investigar e discutir sobre as Representações Sociais existentes na organização das práticas pedagógicas, nas relações sociais e nas políticas públicas desenvolvidas nas instituições educativas não escolares e/ou atividades extraclasses fluminenses. Assim, as pesquisas vinculadas a este grupo articulam a Psicologia Social e a Pedagogia Social com o intuito de (1) compreender as práticas educativas dos profissionais da educação em espaços não escolares; (2) discutir sobre a formação docente ampliada para o atendimentos das demandas socioeducacionais dos grupos empobrecidos; (3) fortalecer os vínculos entre os sujeitos nos ambientes socioeducativos; e, (4) debater sobre a eficácia – e eficiência – das políticas socioeducacionais existentes para as populações fluminenses em situação de vulnerabilidade social. Acesse: https://linktr.ee/foradasaladeaula

Sala: 305b - Bloco B - FFP/UERJ Redes Sociais:

Formação de Professores, Linguagens e Justiça Social - (PROFJUS)

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Mârcia Lisboa

O grupo desenvolve pesquisas no campo da formação de professores, envolvendo diferentes espaços e atores sociais, tendo em vista o trabalho com diferentes linguagens em circulação na sociedade contemporânea, na perspectiva da educação para a justiça social. As principais repercussões estão ligadas ao desenvolvimento de abordagens teóricas contextualizadas e ações formativas realizadas em projetos de pesquisa, extensão, iniciação à docência, estágio complementar e iniciação científica coordenados pelas participantes, que se dedicam ao desenvolvimento de estudos e práticas de formação de professores numa perspectiva dialógica e transformativa, em interação horizontal com escolas e outras instituições parceiras.

Sala: Sala 309- FFP/UERJ Redes Sociais:

Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos vários espaçostempos da história e dos cotidianos (GESDI)

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Denize Sepúlveda e Amanda Mendonça

O Diretório do Grupo de Estudo e Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos [GESDI], está cadastrado no CNPq, possui 5 linhas de pesquisa, 5 professoras doutoras e 1 professor doutor associados. Tem por objetivo investigar como se processam as práticas nos vários espaçostempos históricos e cotidianos, sejam os dos cursos de formações de professoras e professores, os das escolas e de outros espaços sociais que estejam relacionados com a história das mulheres, com os estudos dos gêneros e das sexualidades. O grupo tem produzido regularmente desde a sua criação em setembro de 2016: artigos em revistas qualificadas oriundos das pesquisas realizadas, apresenta trabalhos acadêmicos em congressos nacionais e internacionais, organiza e publica em livros, organiza seminários locais e regionais, apresenta palestras em eventos e participa de mesas redondas e de debates.

Sala: Sala 305 A- FFP/UERJ Redes Sociais:

GRUPEFOR - Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Políticas Educacionais, Formação de professores, democracia e direito à educação

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Lucilia Lino

A proposta do GRUPEFOR é estudar o impacto das políticas públicas educacionais na formação de professores e na ampliação ou restrição do direito à educação, assim como na gestão democrática dos sistemas, escolas e instituições educacionais, na carreira dos profissionais da educação, e, de forma mais ampla, na educação pública. O grupo visa congregar projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos, alinhados a essa temática, abrigar professores da educação básica e superior que estudam programas de formação, como parte de seu processo formativo e da construção de sua identidade profissional. Este grupo é vinculado a Linha de Pesquisa - Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais - da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ.

Sala: 335 (FFP/UERJ) Redes Sociais:

Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades)

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Rosa Malena de Araujo Carvalho

adastrado em 2009 no CNPq, o ELAC tematiza a cultura corporal, o lúdico e as experiências como conhecimento; as oportunidades educativas como bens comuns; a Educação Básica e o Ensino Superior como tempos e espaços públicos. Problematizando o corpo e as práticas corporais na sociedade e na organização escolar, especialmente pela filosofia da diferença, objetivamos criar insurgências pedagógicas e, contribuir com sentidos e gestos docentes que qualifiquem e caracterizem o escolar. Nossas principais pesquisas abordam a corporeidade, a relação entre corpo e educação, a educação física escolar, as experiências lúdicas/artísticas e, a educação de jovens e adultos. O grupo majoritariamente é constituído por bolsistas da graduação (iniciação científica, monitoria e extensão); orientandos/as da Licenciatura em Educação Física e da Especialização em Educação Física Escolar (UFF) e; orientandos/as do PPGEdu-PFDS da FFP-UERJ. Conta com egressos/as desses cursos.

Sala: Sala 02 do Instituto de Educação Física da UFF. Redes Sociais:

Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI)

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Sônia de Oliveira Camara Rangel

Criado em 2007, como diretório de Pesquisa, certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pelo CNPq, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) congrega professores-pesquisadores, estudantes dos cursos de pós-graduação e de graduação em educação e áreas afins, bem como professores das redes municipal e estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro. Em sua organização o NIPHEI tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas no âmbito da história da educação, perscrutando intensificar, do ponto de vista interdisciplinar e interinstitucional, intercâmbios e interlocuções capazes de instigar reflexões de métodos de pesquisa, como também suscitar o aprofundamento do debate historiográfico no campo da história da educação e das infâncias.

Sala: Sala 305, box4- FFP/UERJ Redes Sociais:

Oficinas de Formação Inventiva de Professores (OFIP)

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Rosimeri de Oliveira Dias

O grupo de Pesquisa Oficinas de formação inventiva de professores funciona como um coletivo de análise e de intervenção, entre universidade e escola básica, forjando modos de formar perspectivados pela invenção. O tema da invenção na formação de professores, longe de ser um problema estritamente educacional, envolve vetores sociais, históricos, políticos, filosóficos, psicológicos, artísticos e culturais que compõem sua produção. Tal tema é analisado no atravessamento entre educação, filosofia, psicologia e arte, buscando pensar formação de professores como um ethos, uma atitude ético-estética-política. O problema da formação inventiva de professores coloca em análise nossa capacidade de lidar com a alteridade, com a diferença que circula na formação e que também nos habita. OFIP possui três linha de pesquisas, a saber: 1) Estudos foucaultianos, deslocamentos e espaços formativos, 2) Formação inventiva de professores e arte e 3) Pesquisa-Intervenção, anarqueologia e micropolítica.

Sala: Sala 305 c- FFP/UERJ Redes Sociais:

Programa de Extensão e Pesquisa Vozes da Educação-História(s), Memória(s), Políticas e Formação de Professores.

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Adriana de Almeida, Anelice Ribetto, Inês Bragança, Luiz Fernando Conde Sangenis, Mairce Araujo, Marcia Alvarenga, Maria Luisa Bampi e Maria Tereza Goudard Tavares,

O Programa de Extensão e Pesquisa Vozes da Educação- História(s), Memória(s), Políticas e Formação de Professores foi criado em 1996, na FFP/UERJ e cadastrado no CNPq em 2003. O Programa congrega hoje dez coletivos, vinculados a quatro linhas de pesquisa e cerca de cinquenta bolsistas de várias modalidades. A partir de 2009, agregou ao Diretório orientandos/as do Mestrado e em 2019, do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais. A realização de sete Seminários de Educação, com o apoio da SECAD/MEC, CNPq, CAPES e da FAPERJ, com palestrantes nacionais e internacionais, e a publicação de seis livros, socializam as contribuições do grupo para a produção do conhecimento na área da formação docente. Conformam o Programa: Coletivo Diferenças e Alteridade na Educação; ALMEFRE, GIFORDIC, GFDINE, POLIFONIA, COLEI, GRUPECEJA, PPEJAT, REDEPOP, SERAPHICUS.

Sala: Sala 502 B- Bloco C- FFP/UERJ Redes Sociais:

Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Luiz Fernando Conde Sangenis

A Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil é uma iniciativa instituinte de pesquisa organizada com o objetivo de estudar a ação franciscana no âmbito da cultura brasileira, com a colaboração de pesquisadores, universidades, institutos e instituições de pesquisa nacionais e do exterior. Havendo número significativo de grupos de pesquisa e de redes de pesquisadores que se dedicam à ação dos jesuítas, cuja prevalência nas produções científicas obnubila estudos sobre as demais ordens religiosas que tiveram protagonismo no Brasil, desde o início da colonização portuguesa, é mais que bem-vindo o mais alargado interesse no estudo das ordens de orientação franciscana, mote central de nossas investigações, para suprir importante lacuna da historiografia na América portuguesa.

Sala: Sala 502 B- Bloco C- FFP/UERJ Redes Sociais:

Tri-Vértice: Formação de professores, Didática, Educação Matemática

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Vânia Finholdt Ângelo Leite

Criado em 2014, o grupo Tri-Vértice tem como campo de estudo a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, relacionando com os referenciais teóricos da Formação de professores, Didática e Educação Matemática. Os focos temáticos giram em torno da docência, ensino da matemática nos anos iniciais (Resolução de problemas, Sistema de Numeração, Campo Conceitual Multiplicativo e Aditivo, Pensamento algébrico), processos de aprendizagem da docência e discente, dentre outros.

Sala: 305 A - FFP/UERJ Redes Sociais:

ViDA – Núcleo de estudos e pesquisas vivências didáticas autorais

Professorxs do Programa que integram o Grupo: Sandro Tiago da Silva Figueira

O Núcleo de estudos, pesquisas e ensino ViDA enlaça investigações imbricadas no conversar, textualizar e problematizar à docência entre os profissionais do ensino superior e da educação básica na direção de ressignificação das práticas pedagógicas, com autoria, no repensar a profissão. Alinhamos compreensões narrativas, conjugando aprendizagem docente e a epistemologia dos sujeitos (Josso, 2020) no sentido de evocar posicionamentos e prospecção de enfrentamento aos problemas do ensino, do aprender e da docência.

Sala: Reuniões on-line Redes Sociais: