NOTÍCIAS

Publicado os Anais do III Seminário Processos Formativos e Desigualdades Sociais: Para quem pesquisamos?Em defesa de uma Educação pública.

      

   Anais III Seminário PFDS FFP - UERJ 2017

 

O Programa de Pós Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais - FFP/UERJ, avaliado com nota 4 pela CAPES. 

 

O Programa de Pós-graduação em Educação – Processos formativos e desigualdades sociais, foi um dos seis cursos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, que subiram de nível na avaliação quadrienal da CAPES – quadriênio 2013 /2016.


   7 cursos somando 6 e 7, ainda que agora sejam 6 cursos 6 e 1 curso 7 (ProPEd ) - 6 Programas subiram de nível: Educação FFP (4), Engenharia Química (5), Letras (5), Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (4), Modelagem Computacional (6) e Química (4). Apenas 4 Programas desceram e não houve descredenciamento.

A UERJ agora Passa a ter 16 cursos 5 para 19 cursos 5, de 27 cursos 4 para 24 cursos 4 e manteve 15 cursos 3. 

Resultado da avaliação.

 

FORPREd - Fórum Nacional de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd

      A Coordenação do PPPGEDU- PFDS, composta pelas Professoras Doutoras Anelice Ribetto e Jacqueline Morais, estiveram presentes na reunião ordinária do FORPREd, ocorrida entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro de 2017, na Universidade Federal do Maranhão - São Luís / MA, onde foram debatido os temas:

– Apresentação, avaliação e aprovação das sínteses dos GTs 1- Política e financiamento 2- Produção acadêmica 3- Inserção social 4- Internacionalização . Análise do Documento da ANPEd para o quadriênio 2017-2020;


– Relatório do processamento da avaliação quadrienal (2013-2017) Prof. Romualdo Portela de Oliveira (USP) Coordenador de avaliação da CAPES;


– Regimento do Forpred 16:30-18:30h – Reunião das Regionais . Reuniões regionais de 2018;

– Relatório da gestão do Forpred – 2015-2017 . Eleição da coordenação do Forpred Nacional . Indicação de nomes para a coordenação de área da CAPES (2018-2021) 11:30-13h – Reunião FORPRED/FEPAE, entre outros assuntos.

O Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd — Forpred — constituiu-se, a partir de 1992, como uma instância permanente de organização dos sócios institucionais da ANPEd. O coordenador e vice-coordenador do Fórum são eleitos por seus pares por um período de 2 anos. Atualmente, o Fórum compõe-se de 135 coordenadores de Programas, reunindo-se 2 ou mais vezes durante o ano, sendo uma das reuniões realizada imediatamente antes da Reunião Nacional da ANPEd.

 

II ENSEC - Encontro Nacional de secretários Pós- Graduação em Educação.

 

Aconteceu no período de 01 a 04 de outubro, o II Encontro Nacional de Secretári@s de Programa de Pós-graduação em Educação realizado na Universidade Federal do Maranhão, na cidade de São Luís, tendo como representante do Programa de Pós-graduação em Educação – Processos formativos e desigualdades sociais o secretário técnico-administrativo Marcus Vinícius. O Encontro foi realizado de forma paralela à 38ª Reunião Nacional da ANPEd.

O objetivo do Encontro Nacional foi de proporcionar visibilidade ao trabalho exercido pelos secretários de Programas de Pós-Graduação em Educação e ampliar as discussões para congregar todos os secretários para as questões que envolvem a secretaria na Pós-Graduação de Educação nas mais diferentes regiões do Brasil.

O Fórum de Secretários/as dos Programas de Pós-graduação em Educação da Região Sul, vem sendo realizado desde 2002 em conjunto com as reuniões da Anped Sul e tem como objetivo estabelecer relações de trabalho com outros Programas de Pós-graduação do Sul do país com o intuito de promover trocas de experiências e socialização, de modo a capacitar o grupo para o trabalho de apoio aos Programas de Pós-graduação em Educação.

A programação reuniu professores renomados como: Profª Drª Tânia Maria Hetkowski (UNEB), Profº Drº Danilo Romeu Streck (UNISINOS/RS), Profª Drª Andréa Barbosa Gouveia (UFPR), Profº Drº Jefferson Mainardes (UEPG), Profª Drª Edla Eggert (PUCRS) e Profº Drº José Gonçalves Gondra (UERJ).