CONVÊNIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

  Em seu conjunto, os intercâmbios do PPGE-PFDS com as universidades brasileiras e estrangeiras  expressam o diálogo com Programas que possuem reconhecimento nacional e internacional como centros consolidados de formação de recursos humanos e de pesquisa, evidenciando o esforço de integração e solidariedade com os mesmos, considerando que estes vínculos proporcionam o fortalecimento recíproco, no fluxo de ações interinstitucionais e muito tem contribuído para a visibilidade de sua atuação e inserção regional, nacional e internacional.

CONVÊNIOS INTERNACIONAIS:

1) UERJ EUNIVERSITÉ DE ROUEN: 

  Convênio firmado entre a UERJ e a Université de Rouen, através de ação articulada pela ProfªDrª Inês Barbosa de Oliveira, membro do corpo permanente de docentes do Programa, desde o ano de 2009 e a ProfªDrª Nilda Alves, docente do corpo permanente do Programa, cujo vínculo se deu em no segundo semestre de 2015.  As atividades objeto do intercâmbio se inscrevem nas pesquisas realizadas em parceria entre a Université de Rouen, o MuséeNational de l’Éducation do INRP, situado em Rouen e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sendo uma de suas ações integradas ao Programa Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais,  da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

  No ano de 2016, contamos com a apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil através da participação de um membro do convênio em atividade realizada na Universitè de Rouen. No caso de nossa participação, foram tratadas, em especial, das parcerias no desenvolvimento da pesquisa com as redes municipais do estado do Rio de Janeiro para a formação de professores, a EJA e os estudos sobre as políticas e a produção dos currículos desenvolvidos nos municípios. No que tange a participação da FFP, nosso foco foi o trabalho de formação compartilhada desenvolvido com os municípios de São Gonçalo e, Niterói e Itaboraí e o estudo das contribuições das Rodas de Conversa para as pesquisas com a formação de professores e para a produção de saberes sobre os currículos.

2) CONVENIO COM A FACULTAD DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE ENTRE RÍOS (ARGENTINA).

  Assinatura do Acordo de Cooperação Internacional UERJ-UNER com o Projeto “Políticas da Alteridade e Formação de Professores” coordenado pela Prof. Dra. AneliceRibetto e Prof. Ms. Carina Rattero (atividades conjuntas em 2016: envio de trabalho conjunto escrito para publicação em revista B1: aprovado; envio de capitulo de livro conjunto em projeto submetido a Faperj; desenvolvimento de atividades da Prof. Carina Rattero na FFP entre 11 e 14 de setembro de 2016; convite oficializado para desenvolvimento de atividades de pesquisa e colaboração acadêmica para a Prof. AneliceRibetto, da mestre egressa Bruna Pontes e da mestranda Leidiane Macambira na Universidade Nacional de Entre Rios em maio de 2017) IN: http://www.sr2.uerj.br/dci/index.php/acordos-de-cooperacao/acordos/america

 

CONVÊNIOS NACIONAIS:

1) O Programa Mestrado em Educação processos Formativos e Desigualdades Sociais e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Aqui lembramos  que em 2013, a UERJ celebrou convênio de cooperação entre diversos programas de pós-graduação da Universidade com o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), tendo em vista a qualificação de servidores da instituição em nível de mestrado e doutorado. Nosso programa firmou termo aditivo disponibilizando 2 vagas de mestrado na área de educação, por seleção, durante 5 anos. A primeira seleção ocorreu no início de 2013, tendo sido aprovados 2 candidatos que se apresentaram ao processo seletivo, na segunda seleção, realizada em 2014, também foram aprovados 2 candidatos. Em 2015, dos 02 candidatos selecionados, um, por questões familiares, não efetivou sua matrícula e outro candidato frequenta regularmente o curso oferecido. Em 2016, concluímos o processo seletivo com dois candidatos aprovados.

2) PPGE-PFDS e a UNILAB.   No ano de 2014, o Programa iniciou os acordos para estabelecimento de convênio com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), cuja homologação do convênio foi deliberada em 2015 pelas Reitorias das Universidades conveniadas. A proposta encaminhada para este convênio tem por objetivos:

 

a) Estabelecer o diálogo entre estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e pessoal administrativo;

b)Realizar projetos e atividades de pesquisa de interesse comum;

c) Participar em regime de colaboração de seminários, conferências, palestras, simpósios, congressos e outros eventos de natureza cientifica ou cultural;

d) Incentivar a abertura de um núcleo de pesquisa interinstitucional, através dos grupos de pesquisas consolidados nas instituições partícipes;

e) Publicar artigos, capítulos de livros e livros conjuntos;

f) Promover atividades de cunho social, mediante oferta de atividades de extensão;

g) Manter intercâmbio de informações pertinentes ao ensino e à pesquisa, em cada instituição;

h) Organizar, em conjunto, pelo menos dois seminários em edição compartilhada nas instituições conveniadas.

  Em relação a este convênio, no ano de 2015, tivemos a participação da professora Larissa Gabarra, docente da UNILAB e do Programa Intercâmbio com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades – POSIH, desta mesma instituição. A professora, como visitante do Programa, realizou  atividades de estágio de curta duração no Programa, participando de aulas na disciplina do PPGE-PFDS, Políticas Educacionais na Contemporaneidade, oferecida em 2015.2. Também participou de atividades do curso de extensão “Formação de Educadores e Educadoras Populares – Movimentos Sociais: das ações pretéritas ao tempo presente” e participou de reuniões do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação”.  Em 2016 contamos a participação do Professor Leandro Proença,  do Programa Intercâmbio com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades – POSIH, desta mesma instituição. O professor participou de banca de dissertação como membro externo, reuniões do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação” e realizou a conferência “Educação Popular sob o signo de Paulo Freire” destinada aos discentes do PPGE-PFDS e estudantes da graduação da Faculdade de Formação de Professores. Participamos, também, da Iª jornada Paulo Freire (Re)construindo Pontes na Universidade da Integração Internacional  da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus Redenção/Ceará, com conferências e participação do livro do evento (Prelo-previsão maio de 2017).