Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas

 

A linha investiga as relações entre formação de professores, história, memória e práticas educativas, buscando compreender a constituição histórica dessas categorias, bem como suas implicações na educação, a partir da articulação universidade, escola e demais contextos educativos. Os estudos desta linha enfocam: práticas educativas, profissionalização e saberes docentes; história e memória dos sujeitos e das instituições, envolvendo a tradição e o patrimônio histórico-cultural em sua relação com a escola como instância de socialização, preservação e recriação da cultura e políticas.

Docentes permanentes: Alexandra Garcia Ferreira Lima, Helena Amaral da Fontoura, Lucilia Augusta Lino, Luiz Fernando Conde Sangenis, Mairce da Silva Araújo, Sonia Câmara Rangel e Vania Finholdt Angelo Leite.

Docentes colaboradoras: Inês Ferreira de Souza Bragança.

Professores em Estágio de pós-doutorado no programa: Elienae Genésia Corrêa Pereira e Eda Maria de Oliveira Henriques.

 

Políticas, Direitos e Desigualdades

 

A linha compreende investigações sobre a produção dos processos educativos, escolares ou não-escolares, considerando, especialmente, as tensões entre desigualdades e direitos que atuam nessa produção. Os estudos dos processos constitutivos e das manifestações das desigualdades, bem como das expressões de resistência às suas diferentes formas de realização, têm por objetivo a análise dos seus efeitos na formulação das políticas no campo social, em geral, no campo educacional, em suas especificidades, bem como nas práticas educativas produzidas nesse contexto. 

Docentes permanentes: Anelice Astrid Ribetto, Denize de Aguiar Xavier Sepúlveda, Marcia Soares de Alvarenga, Maria Tereza Goudard  Tavares, Arthur Vianna Ferreira, Carlos Soares Barbosa, Rosa Malena de Araújo Carvalho, Nilda Guimarães Alves e Rosimeri de Oliveira Dias.

Professora Colaboradora: Lúcia Velloso Maurício

Bolsista de pós-doutorado (PNPD): Claudia Regina Ribeiro Pinheiro das Chagas.